SHF - Segurança Higiene e Formação, Lda
 
Recomendar Site     |     Adicionar aos Favoritos     |     Política de Privacidade     |     Rss Feed  

Notícias

Onde Estou?   Página inicial » Notícias » Seminário “De mãos dadas pela segurança, JÁ!”

Seminário “De mãos dadas pela segurança, JÁ!”

 

No passado dia 27 de Maio, realizou-se no Auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana, em Aveiro o Seminário "De mãos dadas pela segurança, JÁ" promovido pelos/as formandos/as do curso de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário "Técnico/a de Segurança e Higiene no Trabalho", Nível III.

Este seminário foi um espaço de aprendizagem, reflexão e melhoria. Para esse efeito contou com a presença de Ilustres Oradores e Oradoras que nos enriqueceram com o seu Saber e experiência, do Dr. Ricardo Machado e Dr. Fernando Moreira como Moderadores e uma plateia atenta e participativa, contribuindo assim para a qualidade das exposições e do debate que geraram.

Pode consultar aqui o Programa   

A sessão de abertura do referido seminário esteve a cargo do Dr. Fernando Mendonça (Chefe de Gabinete do Governador Civil de Aveiro) e da Dr.ª Ana Neves (Vereadora da Câmara Municipal de Aveiro), que agradeceram o convite e falaram um pouco da sua percepção e experiência sobre esta temática e do Dr. Manuel Torrão (Responsável da SHF) que deu as boas vindas a convidados e participantes, desejando um dia de trabalho proveitoso.


Durante o Seminário foram feitas prelecções, todas elas versando questões essenciais e diversas da Segurança e Saúde no Trabalho, cujas apresentações podem ser aqui visualizadas.

    Prevenção das doenças profissionais - Dr.ª Alda Lopes Pinto

    Pedra de toque e Mapa do tesouro - Eng. Artur Brites dos Santos

    Antes de depois da implementação da SHT na empresa (Martifer) - Eng. Marco Henriques

    Vantagens de um TSSHT na empresa - Dr. Helder Simões

    Coimas/Custos para as empresas sem serviços organizados - Dr.ª Odete Marques

    Segurança em Laboratórios - EPI's e EPC's - Eng.ª Gabriela Faria

    Formação dos Técncos de Segurança e Higiene no Trabalho, níveis III e V, em Portugal - Dr. Luís Simões

    A importância da selecção dos EPI's e EPC's - Eng. Paulino Ramalho

    Falta de consciencialização da prevenção por parte das empresas e dos trabalhadores - Eng. Fernando Lopes Pinto

O encerramento do evento pertenceu a: Dr.a Sílvia Ribeiro (Secretária da Junta de Freguesia), em substituição do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santa Joana, que enalteceu a importância destas iniciativas "... para sensibilizar, debater e sugerir soluções que, penso, contribuirão para a melhoria da nossa prática profissional em ambientes sãos e seguros."; Dr.ª Liliana Pinho (Coordenadora e Mediadora do Curso EFA de Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho), que agradeceu a todos os participantes e convidados, assim como aos patrocinadores, e teceu uma felicitação especial aos formandos do Curso pela excelente iniciativa e "... pelo empenho demonstrado ao longo de todo o curso em adquirirem qualificações e competências técnicas para o exercício da sua actividade como Técnicos de Higiene e Segurança no Trabalho."; e Dr.ª Paula Ribeiro que, como responsável da SHF, encerrou os trabalhos, reiterando os agradecimentos a todos e fazendo um balanço muito positivo do Seminário.

No final, procedeu-se ao sorteio dos óculos de segurança e o nº premiado foi o  103, pertencente à Sr. D. Maria Isabel da Silva Rodrigues.

 

Fotos do Seminário          Painel da Manhã          Painel da Tarde